O Concurso Criativo “Sai dessa, Fóssil”, desenvolvido pela Plataforma Algarve Livre de Petróleo, tem como objectivo consciencializar os alunos para o tema da prospecção e da exploração de hidrocarbonetos e para as suas consequências aos níveis ambiental, económico e social, ao mesmo tempo que procura dar a conhecer os talentos que existem nas comunidades escolares.


PROMOTOR

A Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) é um movimento de oposição à exploração de petróleo e gás natural no Algarve e no resto do país e de defesa de um Portugal sustentável. Foi criada no mês de Março de 2015 na sequência da iniciativa de um conjunto de cidadãos e entidades. A PALP tem incorporado várias entidades ao longo do tempo e está aberta à participação e ao envolvimento de todos os que queiram juntar-se à sua causa. Pretende alertar a população para os riscos inerentes à exploração de hidrocarbonetos na região e no país, incentivar um debate público sobre as consequências de uma tomada de decisão desta natureza, exigir um estudo dos impactos social, económico e ambiental, e, ainda, pressionar os organismos públicos para publicarem toda a informação inerente à prospecção, à pesquisa, ao desenvolvimento e à produção de petróleo e gás natural em Portugal. A Plataforma é composta por pessoas que, em nome individual ou como representantes de associações e outras entidades, oferecem o seu tempo como voluntários para uma luta que é de todos.


PARTICIPANTES

Artigo 1.°: Poderão participar todos os alunos dos 1.°, 2.°/ 3.° ciclos e secundário, inscritos no ano lectivo de 2016/2017.

Artigo 2.°: As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 16 de Março a 14 de Maio de 2017.

Artigo 3.°: A inscrição deverá ser feita por e-mail para [email protected], indicando o nome completo, a idade, o e-mail, a turma, a escola, a categoria do trabalho a apresentar e a referência «Concurso “Sai dessa, Fóssil ”» em Assunto ou no formulário disponível em www.saidessafossil.com.

Artigo 4.°: O trabalho deverá ser inscrito no nome de apenas 1 (um) participante.

Artigo 5.°: Ao inscrever-se, o participante autoriza automaticamente a Plataforma Algarve Livre de Petróleo a utilizar, publicar e reproduzir o trabalho (por meio de jornais, revistas, folhetos, radio, televisão e internet), respeitando a propriedade intelectual do autor.


TRABALHOS

O trabalho a apresentar deverá ser inédito e original e assumir uma das seguintes formas:
- Texto
- Ilustração
- Apresentação em PowerPoint.

Texto
Tema: "A importância da Natureza"

Artigo 6.°: Cada participante poderá escrever, pelo menos, um texto em língua portuguesa. A redacção deverá ser digitada em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples e em, no máximo, 3.000 palavras. Aconselha-se o acompanhamento por professores de Português. Os trabalhos deverão ser enviados até ao dia 27 de Maio de 2017 para o endereço de e-mail [email protected] ou através do portal www.saidessafossil.com.

Ilustração
Tema: "A Natureza e a Exploração de Petróleo"

Artigo 7.°: Cada participante poderá produzir, pelo menos, uma ilustração utilizando qualquer material para desenhar ou colorir (lápis, caneta, marcadores, lápis de cor, aguarela, pastel, acrílico, guache, carvão, pigmentos naturais, tesoura e cola, por exemplo). A ilustração deverá caber num envelope A4 de correio verde e ser enviada até ao dia 27 de Maio de 2017 (data do carimbo do correio), para o endereço Rua de S. Domingos, 65, 8100-536, Loulé. Aconselha-se o acompanhamento por professores de Educação Visual.

Apresentação em Powerpoint
Tema: "As consequências da Exploração Petrolífera"

Artigo 8.°: Cada participante poderá produzir, pelo menos, uma apresentação em PowerPoint que deverá conter dados verídicos e científicos, que mostrem as consequências da exploração petrolífera para os animais, as pessoas e o meio ambiente. Os trabalhos deverão ser enviados até ao dia 27 de Maio de 2017 para o endereço de e-mail [email protected] ou através do portal www.saidessafossil.com. Aconselha-se o acompanhamento por professores de Ciências ou de Estudo do Meio.


PRÉMIOS

Artigo 9.°: Serão premiados os melhores trabalhos de cada nível de estudos (1.°, 2.°/ 3.° ciclos e secundário), em cada categoria. Os prémios serão distribuídos da seguinte forma:

Alunos do 1.° ciclo ─ Brinquedo Solar
- Categoria Texto
- Categoria Ilustração
- Categoria Apresentação em PowerPoint
Brinquedo solar


Alunos dos 2.°/3.° ciclos ─ Bateria a Energia Solar dual usb, resistente à água e aos choques
- Categoria Texto
- Categoria Ilustração 
- Categoria Apresentação em PowerPoint 
Bateria

Alunos do Secundário ─ 2-em-1 Lanterna Recarregável & Bateria 5200 mAh ideal para acampar, resistente à água e aos choques
- Categoria Texto
- Categoria Ilustração 
- Categoria Apresentação em PowerPoint


Lanterna

RESULTADOS

Artigo 10.°: Os prémios serão entregues no mês de Junho, em evento com data e local a anunciar posteriormente.

Artigo 11.°: Os 9 vencedores serão notificados via e-mail no mês de Junho de 2017. Os resultados serão divulgados publicamente no site da Plataforma Algarve Livre de Petróleo (www.palp.pt).


SELECÇÃO E JÚRI

Artigo 12.°: O júri é composto por 3 (três) elementos da Plataforma Algarve Livre de Petróleo.


DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 13.°: Não poderão concorrer familiares dos elementos do júri.

Artigo 14.°: A participação no concurso implica o conhecimento e a aceitação, pelo candidato, de todas as disposições do presente regulamento, sendo desclassificados os trabalhos que não atenderem as regras nele contidas.

Artigo 15.°: Qualquer situação de plágio, em qualquer das categorias, remeterá à desclassificação.

Artigo 16.°: Os trabalhos apresentados não poderão ter sido produzidos por terceiros.

Artigo 17.°: Os casos omissos serão resolvidos pela Plataforma Algarve Livre de Petróleo.